Novidades sobre e-commerce?

Pesquisa revela novos números sobre o comportamento do consumidor na Internet

Blog
1 de agosto de 2014

post_01082014

 

Crédito da foto: CC_Giuseppe Leto Barone

Em nosso post anterior, listamos serviços que indicam lojas online pouco confiáveis e também deixamos dicas para que o consumidor evite dores de cabeça no momento de fechar uma compra. Para reforçar e complementar o que divulgamos, agora deixamos por aqui algumas informações sobre o comportamento do brasileiro em relação ao e-commerce.

Em recente pesquisa realizada em parceria entre o site Zoom e a Consumoteca, alguns dados chegam para dar um Norte a lojistas e profissionais do e-commerce. Segundo o estudo, entre os consumidores entrevistados, 32% dos que recorrem aos sites de compra estão em busca dos melhores preços. Ano passado, esse filtro representava 19%.

Outros fatores citados como importantes é a boa experiência de compra oferecida pela loja (37%) e entrega feita dentro das expectativas (32%). As experiências vividas por outros consumidores também pesam muito no momento de decidir fechar uma compra e 29% dos entrevistados declarou que investiga as reclamações existentes na internet sobre a loja em que estão pesquisando. Outros 21% disseram que levam em consideração as reclamações publicadas.

O estudo também trouxe números esclarecedores para todos que trabalham com M-commerce. Os dados apontam que 62% das pessoas entrevistadas possui smartphones ou tablets. O mesmo número (62%) utiliza esses dispositivos para pesquisar preços das mercadorias desejadas. No entanto, apenas metade deles (31%) usa aparelhos móveis para finalizar uma compra.

O público usuário de computadores pessoais (PCs) ainda é muito significativo (45%) e 39% das pessoas preferem sites a aplicativos, por serem, segundo elas, mais fáceis para navegar. Outros números que chamam a atenção são sobre o aumento significativo da participação das classes B (53%) e C/D (37%).

Leia também: