Novidades sobre e-commerce?

NATAL 2016: entenda o comportamento do consumidor

Notícias
5 de dezembro de 2016

computer_natal

Mais de 52% dos trabalhadores que recebem décimo terceiro salário, pretendem gastar pelo menos parte do valor com compras de Natal, segundo a pesquisa feita em todas as capitais do país pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

 

Entre os entrevistados que recebem 13º:

42,1% vão usá-lo em parte para compras de Natal

27% não vão usá-lo na data com compras e presentes

7,5% vão gastar tudo em presentes e comemorações

3,3% vão usar tudo em compras

20,1% não sabem o que farão

 

 

Intenções de compras por categoria

intencao-de-compra

 

32% dos entrevistados pretendem fazer a maior parte das compras de Natal pela internet

 

 

Considerando apenas os entrevistados que têm intenção de comprar presentes pela Internet, a pesquisa mostra que este canal responderá, em média, por 51,4% das compras, sendo superior entre aqueles das classes A/B (58,4%). O número de entrevistados que comprará todos os presentes pela internet chega a 14,4% em 2016 (com aumento de 6,4 p.p em relação a 2015).

De acordo com Reynaldo Saad, sócio-líder para a indústria de Bens de Consumo e Produtos Industriais da Deloitte Brasil:

 

“A compra online não é mais um ‘novo hábito’ entre os brasileiros, e esse é mais um indicador que reforça a classificação do consumidor de nosso país como um ‘phygital’, que é aquele que compra tanto na Internet, quanto em lojas físicas, onde melhor forem atendidas as suas expectativas.”

 

Apesar das dificuldades que caracterizam o atual cenário econômico, como a alta da inflação e o aumento do desemprego, a pesquisa indica que o Natal de 2016 deverá movimentar grandes somas em todo o país, em inúmeros setores. Esta é uma excelente ocasião para comerciantes e lojistas recuperarem parte das perdas que tiveram ao longo do ano, em virtude dos efeitos da recessão.

 


fonte:

deloitte.com

SPC Brasil

CNDL

 

 

Leia também: