Novidades sobre e-commerce?

Metadados vs. e-Commerce – Saiba como isso pode Aumentar as suas Vendas

Dicas de e-commerce
20 de junho de 2016

1

 

Pra iniciar, você sabe o que são metadados ?

No Dicionário Priberam da Língua Portuguesa metadado é uma informação descritiva sobre um dado ou item, especialmente em relação a informação processada por computador, como, por exemplo, o tamanho ou o tipo de um ficheiro, ou ainda a data da última alteração.

 

E o que são metadados de livros ?

No caso do livro, ele próprio é tratado como “dado”, as informações que o constitui são os “metadados”, ou seja: título, nome do autor, editora, número de páginas, ISBN, etc.

A diferença entre os metadados e as informações que tínhamos em fichas catalográficas, é o modo de armazenagem e recuperação. Os metadados são armazenados em arquivos eletrônicos, tornando o acesso mais fácil do que nas fichas bibliográficas. Esta modernização permitiu uma ampliação e aumento de conteúdo.

 

Para quê?

Os metadados servem essencialmente, para alcançar os seguintes objetivos:

 

1. identificar o livro original de forma unívoca, o que o ISBN proporciona;

2. permitir a classificação e ordenação das informações sobre o livro de modo mais amplo;

3. estabelecer informações sobre as características físicas (ou virtuais) do livro;

4. proporcionar informações úteis para a comercialização do livro;

5. facilitar a busca do livro pelo leitor.

 

 

Metadados x E-commerce, na prática :

Comp_87756127

Comprovado na prática, os metadados são fundamentais para o sucesso do e-commerce. Conforme análise da base de nossos clientes de Plataforma de E-commerce, foi constatado que as lojas virtuais quando disponibilizam dados completos dos seus produtos, possuem maior conversão de vendas. Para tal afirmação, os resultados foram comparados com as demais lojas do mesmo segmento ou ainda com produtos da mesma loja que possuem dados incompletos, ou inexistentes.

Nesta pesquisa da F1, verificou-se os melhores resultados entre as lojas virtuais do segmento de livros os produtos com a ficha catalográfica mais completa, dando a devida atenção às seguinte informações:

 

Imagem: principalmente da capa, com boa resolução para melhor identificação.

Resenha: resumo da história ou conteúdo abordado.

Currículo do autor: apresentando suas principais obras, despertando o interesse do consumidor.

Características: marca, ISBN, altura, edição, largura, profundidade, número de páginas, idioma, acabamento, peso, tradutor, código de barras, etc.

 

Para aumentar o faturamento, a integração com os Marketplaces também tem se apresentado como uma ótima opção. A F1 Soluções ao fazer integrações com os Marketplaces, envia os metadados para o mesmo. Isso faz com que acelere o processo de aprovação do catálogo junto aos MarketPlaces, aumente a disponibilização e facilite a busca do produto pelo consumidor.

Tal análise junto a nossa base de clientes, reforça os dados apresentados pelo estudo “The Link Between Metadata and Sales”, da Nielsen, que aponta: os livros que circulam com metadados completos, tiveram suas vendas aumentadas, em média, 98% em um estudo dos 100.000 mais vendidos no Reino Unido.

Além da análise citada, o instituto de pesquisa Nielsen realizou um estudo sobre os 100.000 livros mais vendidos na Grã-Bretanha, confirmando que o fornecimento adequado de metadados provoca a venda de mais exemplares. A pesquisa informa que foram vendidos:

 

infografico_metadados

 

 

A sua loja virtual está fornecendo adequadamente os metadados dos seus livros ?

Fique atento as informações, analise os seus produtos e venda mais.

 

Fontes: http://www.nielsenbookdata.co.uk/controller.php?page=1129 , http://oxisdoproblema.com.br/?p=1021

»crosslinked«

Leia também: