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KPI: a chave para melhorar o desempenho de sua loja virtual

Blog
28 de janeiro de 2014

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O que você precisa melhorar em sua loja virtual hoje? Qual o problema de seu e-commerce que está lhe roubando as noites de sono? Tráfego baixo, poucas pageviews por visita, taxa de conversão? A boa notícia é que na Internet tudo pode ser monitorado. E você já sabe: o que pode ser monitorado pode ser mensurado e melhorado!

É para isso que servem os KPIs, sigla para Key Performance Indicators ou, no bom português, indicadores de performance. São eles que informarão se sua loja está atingindo os objetivos e metas que você e sua equipe definiram. Estes indicadores podem ser vistos como estágios em direção ao sucesso de seu comércio eletrônico. Deve-se usar as KPIs para todos os índices que envolvem seu site, basta que você defina quais deles você precisa mensurar e melhorar. Aliás, este é o primeiro passo: defina seu objetivo. A partir daí, os dados fornecidos pela prática dos KPIs darão o norte a seu negócio.

Mas vamos aos exemplos práticos!

Se o que a sua loja precisa é aumentar o faturamento, aplique a técnica do KPI para identificar a faixa de horário das vendas, assim como o volume por hora, dia, mês e trimestre, além de fazer um balanço do que foi comercializado durante o ano todo. Outros indicadores chave são a taxa de conversão, o volume de abandono de carrinhos e a relação entre novos clientes e compradores que estão retornando. Monitore também quais produtos são pedidos durante o mesmo acesso, quais deles são colocados no mesmo carrinho e quais mercadorias são visualizadas de maneira mais seguida. E se a sua vontade é aumentar as vendas, verifique sua política de preços e realize promoções!

Já se você quer dar um upgrade no Marketing, os Key Performance Indicators devem ser aplicados a números como tráfego do site, tempo de cada visita, pageviews e faixa de horário mais acessada. Para o mesmo caso, outros quesitos que devem ser levados em consideração são o número de assinantes de sua newsletter e o volume de seguidores em redes sociais como Facebook, Twitter, Pinterest e Instagram. Os indicadores de tráfego de seu blog também não devem ser negligenciados. 

O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), por exemplo, é outro setor de seu e-commerce que pode ser melhorado com a prática de KPI. Para isso, algumas ações básicas são a contagem de e-mails recebidos com dúvidas e reclamações de clientes, a contabilidade de chamadas telefônicas recebidas e a elaboração de uma média do tempo gasto entre Buma reclamação/solicitação e a resolução do problema.

Enfim, como deu para perceber, os KPIs podem servir de ferramenta para qualquer objetivo dentro de seu e-commerce. Listamos apenas alguns exemplos, mas a estratégia pode ser aplicada a outras questões como Bounce Rate, downloads de conteúdos e aplicativos, compartilhamentos e comentários em social media, etc. 

Procure KPI´s de referência para o seu nicho, pois tão importante quanto monitorar os seus é saber como eles estão frente aos indicadores médios do mercado em geral. Ah, e para finalizar, uma dica simples: faça da prática do KPI um exercício diário! Sucesso também depende de disciplina e insistência.

Boas vendas!

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