Frete grátis: quando e como oferecer?

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18 de fevereiro de 2014

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Realizar promoções envolvendo frete grátis é um dilema para gestores de e-commerce. Quando o objetivo é aumentar vendas, baixar estoques e de quebra, fidelizar e atrair clientes, a estratégia pode ser boa. Ainda mais quando se sabe que o valor do frete muitas vezes é o motivo de grande parte do abandono de carrinhos. No entanto, é necessário lembrar que estamos em um país de dimensões continentais e absorver o custo de envio (sim, quem vai pagar o frete é a sua loja!) pode ser desastroso no fim das contas.

Não queremos aqui jogar um balde de água fria na sua intenção de oferecer a vantagem do frete gratuito, mas é importante lembrar que o valor do envio altera de maneira significativa as margens de lucro. Então, faça um cuidadoso estudo de custos antes de anunciar esse tipo de promoção e lembre-se que e é praticamente impossível criar uma política única para a prática.

Lógico que anunciar uma promoção de frete grátis para todos os produtos de sua loja virtual pode alavancar sua taxa de conversão. Mas, no fim das contas, isso não é garantia de lucro. Sendo assim, listamos algumas soluções que podem aumentar o faturamento, fidelizar seus clientes e ainda atrair novos compradores. Mas lembre-se: não há regra única e cada caso é um caso!

1 – Regionalize o frete grátis

Como já dissemos acima, o Brasil é geograficamente gigantesco. Assim, se seu e-commerce não tem condições de custear o envio para todo o país, selecione regiões que sejam mais próximas de sua estrutura física de distribuição e ofereça o frete grátis a essas localidades.

2 – Selecione os produtos

Se oferecer envio gratuito para todos os produtos de sua loja virtual é uma ação que vai lhe causar prejuízo, brinde o cliente com a comodidade do frete grátis em produtos que tenham maior margem de lucro. A ação vai agradar o comprador e também aliviar o custo de envio que seu e-commerce vai absorver.

3 – Selecione frete grátis a clientes específicos

Neste caso, sua loja virtual pode escolher dois tipos de comprador: aquele mais fiel ou o cliente que você quer trazer de volta a sua loja. A oferta de frete grátis nessa situação pode ser feita através de um e-mail personalizado. Há também a possibilidade de oferecer um programa de envio gratuito através de planos semestrais ou anuais. Dessa forma, o comprador adquire um pacote e ganha o envio gratuito durante o tempo determinado.

4 – Retirada do produto em loja

Essa pode ser a maneira mais simples de agradar o cliente e aliviar seu e-commerce do custo do frete. No fechamento da compra, a loja eletrônica oferece a possibilidade de retirada do produto na loja física mais próxima, sem custo para nenhuma das partes.

Boas vendas!

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