E-commerce e o mercado de livros

Recursos
1 de abril de 2016

close up of hand touching tablet in library

Segundo o relatório Webshoppers, publicado pelo E-bit, em 2015 o e-commerce no Brasil manteve crescimento mesmo diante de um cenário de instabilidade econômica e política, arrecadando R$ 41,3 bilhões, com um crescimento nominal de 15,3% em relação a 2014. As vendas por dispositivos móveis faturaram R$ 5 bilhões.

Os livros estão dentre as 10 categorias, no último semestre de 2015, que tiveram maior preferência pelo canal online na hora da compra. No total, 51% dos consumidores compraram seus livros pela internet.

Em relação ao volume de pedidos, livros e assinaturas de revistas ficaram em 5º lugar, representando 9% das categorias mais vendidas em 2015, segundo o relatório do E-bit/Buscapé.

Apresentada como uma opção mais prática ao consumidor, com a possibilidade de ter acesso a comparação de preços, avaliação de outros clientes, condições de pagamento mais convenientes, catálogo de produtos mais vasto, dentre outros, a venda de livros online exige recursos e funcionalidades específicas, tanto para livros ou e-books, seja na venda direta ao consumidor (B2C) ou mediada por distribuidores (B2B).

Desde 2002 na área de comércio eletrônico, a F1 Soluções conquistou confiança no mercado livreiro, por apresentar uma plataforma flexível e oferecer recursos para toda a cadeia editorial, desde livrarias até distribuidores e livreiros.

Para livrarias e editoras, por exemplo, a plataforma de e-commerce para livros da F1 possui ferramentas como Gestão de Ficha Técnica da Obra, para que o livreiro cadastre em um painel de controle informações como nome do autor, editora, ISBN, tipo de acabamento (brochura, capa dura, edição, etc.), ano de lançamento da edição e sinopse.

De olho no crescimento do uso de dispositivos móveis, a empresa também gerencia a venda de e-books por meio dos principais distribuidores do mercado.

Outra vantagem é o fato de todas as plataformas se integrarem ao ERP dos clientes e trabalharem em perfeita sincronia com os mais diversos softwares de gestão de mercado editorial, fazendo com que dados como estoque, preços, pedidos e pagamentos sejam sempre atualizados com precisão.

Acesse aqui a página de e-commerce para livros, saiba mais sobre a atuação da empresa no mercado editorial e conheça os clientes que optaram pelos serviços e soluções da F1.

»crosslinked«

Leia também: