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Como entender e Melhorar a Taxa de Conversão no e-commerce

Blog
20 de novembro de 2013

Pode parecer um assunto batido – pois é discutido recorrentemente – mas a Taxa de Conversão sempre é o centro de atenções de todos os envolvidos com e-commerce. Mesmo assim, muitos não sabem que aumentar esse número pode ser possível com ações simples que envolvem pouco ou nenhum investimento. Partindo do princípio que a Taxa de Conversão nada mais é do que a relação entre o Número de Visitas x Número de Pedidos, o resultado pode ser melhorado focando os usuários que já estão frequentando sua loja virtual e não necessariamente buscando por novos acessos.

É mais rápido e barato trabalhar para aumentar a conversão entre os visitantes que já frequentam sua loja virtual do que fazer campanhas para captar novos clientes. Isso pode ser conquistado a partir de passos simples.

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O primeiro deles é melhorar a Segmentação do Público, focando a atenção das estratégias de comunicação nos clientes em potencial. De nada adianta  ter um mailing gigantesco ou publicar várias campanhas em redes sociais e sites de busca  se não for feito um trabalho com foco no segmento de público que a empresa deseja atingir. A questão aqui não é a quantidade, mas sim a qualidade do contato que será feito. Do contrário, o resultado  provavelmente será frustrante e enganador, pois sua visitação aumentará  e não necessariamente levará com ela o número de conversões. Antes de mais nada, é preciso identificar  seu público e trabalhar a divulgação em cima dele.

O próximo item a ser levado em consideração é a impressão que você  passa  quando o  visitante acessa sua loja. Sua página de entrada deve ser atrativa e ir de encontro ao que o público – aquele mesmo que você já segmentou e identificou – realmente quer. Além de agradável aos olhos e de fácil navegação, o site  precisa passar confiança e credibilidade e a melhor maneira de conquistar isso é através da obtenção de selos de segurança. É preciso também deixar explícitas todas as formas de contato possíveis (e-mail, telefone, endereço…), criar um canal para que os clientes possam resolver problemas e esclarecer dúvidas e monitorar atentamente os sites de reclamações e redes sociais. Não apague comentários, tampouco deixe uma reclamação sem resposta. A maneira como você resolve um tropeço diante de um cliente pode ser uma forma simples de fidelizá-lo.

Dentro da loja, é importantíssimo ter um sistema de busca que leve o cliente até o que ele está procurando e elaborar um menu de categorias com hierarquia que realmente faça sentido. É preciso também classificar cada produto em suas categorias corretas e levar em consideração que um item pode ser classificado em mais de uma delas. Elaborar filtros também vai tornar ainda melhor e mais dinâmica a experiência do cliente dentro de sua loja.

Depois de todo esse processo de identificar e segmentar seu público, criar um ambiente seguro e que transmita credibilidade ao comprador, ficar atento às dúvidas e reclamações e dinamizar a busca por produtos, é chegado o momento crucial: o fechamento do pedido.

Para que todo o trabalho que foi feito até este momento não seja jogado fora, o checkout deve ser claro e objetivo. Assim, é recomendável que neste passo sejam solicitadas ao cliente apenas as informações imprescindíveis para a conclusão da compra. Claro que é importante ter um cadastro completo de cada visitante, mas alguns itens podem ser preenchidos posteriormente. Para que isso seja feito, podem ser oferecidas vantagens para que o comprador volte e complete seu cadastro, como um cupom de desconto em determinados produtos, por exemplo.

Por fim, meça novamente sua taxa de conversão após um período que julgue apropriado. Não esqueça de avaliar os Bounce Rates, pois o índice identifica em qual página do site as pessoas estão encerrando a visita à sua loja virtual, permitindo que você concentre esforços em melhorar justamente  o pontos fracos de seu e-commerce.

Lembre-se sempre que o aumento da Taxa de Conversão é uma missão que exige paciência e esforço contínuos e os resultados obtidos, mesmo que positivos, devem ser testados e reavaliados sempre que possível. Desta forma, você terá dados exatos que lhe permitirão investir seu tempo e trabalho nos pontos que realmente necessitam ser melhorados.

Boas vendas!

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