Abandono de carrinho: Você sabe quais são os 5 principais motivos?

Dicas de e-commerce
2 de junho de 2016

O abandono de carrinho é comum no e-commerce, com os índices mais elevados do que nas lojas físicas, esse comportamento é praticado por diversos motivos. O Brasil possui uma das maiores taxas do mundo, algo em torno de 83%. A seguir, serão listadas algumas causas que levam o consumidor a não finalizar a compra.

 

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Verifique se a sua loja virtual está atenta a esses aspectos:

 

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1 Velocidade do site:

O consumidor que opta por comprar um produto online deseja praticidade, por isso um dos pontos que se deve cuidar é o tempo de carregamento das páginas. A estimativa é de três segundos de espera para que a interação continue ou seja interrompida pelo potencial comprador.

 

2 Imagens e vídeos:

A disponibilidade de imagens e vídeos sobre o produto é essencial para a visualização do que está sendo adquirido, inspirando confiança e credibilidade à marca.

 

3 Informações:

É necessário inserir informações claras e organizadas, a falta delas ou a dificuldade de entendimento poderá causar insegurança ao consumidor.

 

4 Formas de pagamento:

Dê ao seu cliente a possibilidade de escolha pela forma de pagamento, quanto mais confortável e seguro ele se sentir, maior será a chance de finalização da compra.

 

5 Frete:

A Econsultancy realizou uma pesquisa que revelou que o frete chega a ser responsável por 55% das desistências de compra. Para evitar que esse tipo de problema ocorra, as empresas devem fornecer os  preços e prazos das entregas de maneira precisa.

 

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 Devido à complexidade da gestão de todas as fases da cadeia de suprimentos, desde a produção até a entrega do produto ao cliente final, muitos gestores têm optado por terceirizar algumas etapas do processo.

 Através de parcerias com empresas especializadas, o lojista não precisa se preocupar em gerir as diversas áreas que servem apenas como suporte para o seu negócio principal (que são as vendas), como por exemplo a logística ou o atendimento.

 Estas empresas garantem a redução dos custos com gestão, pois reduzem os gastos com funcionários e infraestrutura, além de elevar a qualidade do serviço oferecido, tendo em vista que são especialistas no assunto.

 O Axado, por exemplo, é uma plataforma de gestão de fretes, que possui três módulos para auxiliar a gestão da logística da sua empresa. Um deles é o cálculo automático e preciso dos preços e prazos dos fretes, que como já foi dito são alguns dos principais responsáveis pelo abandono de carrinho, sendo assim essa solução aumenta consideravelmente a taxa de conversão da loja virtual.

 Além disso, para auxiliar na recuperação das vendas, a F1 Soluções dispõe de ferramentas de combate ao carrinho abandonado, proporcionando uma nova chance de finalização da compra e satisfação do cliente.

 Após a análise destes itens, cabe ao lojista rever se o seu e-commerce está atendendo a todas as expectativas do público. Caso não esteja, talvez seja hora de firmar uma parceria capaz de ajudar a atingir os resultados esperados.

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